RSS Feed E-mail Feed

ENADE 2013: Prova, Gabarito, Resultado e Notas





O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, conhecido comumente por sua abreviatura Enade, é um teste que acontece anualmente com o principal intuito de avaliar o rendimento escolar dos alunos das Instituições de Ensino Superior do Brasil. O Enade pode ser equiparado com os exames aplicados na rede para avaliação do rendimento escolar dos alunos que estudam em escolas públicas de ensino, porém, este é realizado com o intuito de avaliar o desenvolvimento dos alunos nas universidades brasileiras. Trata-se de uma prova muito importante, uma forma do MEC conseguir avaliar aquele ensino que é dado nas instituições públicas e privado do nosso Brasil, garantindo que os estudantes tenham um ensino de qualidade, não só um diploma universitário.

Enade 2012

Enade 2012

Desta forma, o Enade tem por objetivo promover melhorias e aprimoramentos no ensino das Instituições Superiores de Ensino, além de avaliar o ensino de maneira específica para que possamos fazer uma análise minuciosa do retorno que cada universidade dá a seus alunos. Este exame tem se mostrado bastante eficiente para análise do rendimento das universidades brasileiras, tendo em vista que a metodologia utilizada para a aplicação das avaliações tende a avaliar de fato o desempenho dos estudantes quanto ao conhecimento adquirido.

Verdade seja dita, atualmente o exame é considerado primordial a análise antecipada das instituições de Ensino Superior quanto aos seus desempenhos por parte dos que desejam ingressar em uma boa universidade, levando em conta que o mercado de trabalho hoje em dia está completamente voltado para a qualidade da formação adquirida pelo candidato. Sendo assim, vale a pena acompanhar todas as novidades sobre o Enade com o intuito de ficar por dentro quanto ao desempenho da universidade que deseja ingressar.

Para realizar o exame não é necessário realizar inscrição, levando em conta que o cadastro é feito pela própria Instituição de Ensino Superior. Vale ressaltar que é a própria universidade quem seleciona os alunos que irão participar do exame, sendo que os alunos que forem selecionados para o exame são avisados antecipadamente. Para esse ano de 2013, o Enade terá realização nestes cursos: Medicina, Medicina Veterinária, Biomedicina, Nutrição, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gestão Hospitalar, Radiologia, Educação Física, Farmácia, Formação Geral/Serviço Social, Gestão Ambiental, Agronegócio, Zootecnia e Agronomia. Para maiores informações acesse o portal do INEP no endereço eletrônico www.portal.inep.gov.br de forma gratuita ou entre em contato com a direção acadêmica da sua instituição de ensino.


Veja também:

14 Comentários

Postado por celso luz  em March 16th, 2012

gostaria de saber minha nota no enade 2011

Postado por Elvira PAZINATO  em March 27th, 2012

sou uma aluna graduada so não consegui fazer a prova do enade por motivo de saude e agora parece que não vai ter á diciplina de pedagogia que devo fazer? me ajude por favor

Postado por Elvira PAZINATO  em March 27th, 2012

gostaria que alguem do mec pretace mais atencão de ler o que tenho á dizer sou uma aluna graduada não tenho meu diploma porque não fiz a prova do enade por motivo de saude .Mais já enviei todas as justificativa enclusivel o atestado não consigo nem uma resposta o que eu devo fazer?me ajudem por favor obrigada

Postado por Tania  em June 11th, 2012

gostaria de saber se para fazer o enade e obrigadorio pagar o valor de 50 reais.

Postado por yara maria de oliveira Fagundes  em June 15th, 2012

Me formei em Pedagogia no dia 1º/06/2012, gostaria de obter minha nota do ENADE. Como fazer?

Postado por Sarah Nobre  em September 22nd, 2012

Prezados,

Infelizmente na data do ENADE desse ano, não estarei presente. O que acontece se eu não fizer? Na faculdade fui informada que não receberei meu diploma, mas isso não é justo, visto que pessoas da mesma faculdade que eu que se formaram 1 semestre anterior, não fizeram. Pela lei da Igualdade, isso não é justo. Fico no aguardo o mais breve.
O relato abaixo procede?
Em recente julgamento de agravo de instrumento, o TRF3 considerou que a simples ausência do estudante no ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, independentemente de motivo de força maior, não impede a colação de grau, caso o estudante tenha sido aprovado em todos as matérias do currículo. Essa é a primeira vez que o TRF da 3ª Região decide dessa maneira. Todos os acórdãos anteriores condicionavam a dispensa do ENADE à existência de motivo de força maior ou caso fortuito para a ausência do estudante na prova.

Postado por valcilene o.b  em November 4th, 2012

nao estou conseguindo fazer minha inscrição e nem responder o questionario,pois pede o codigo de ativação,gostaria de saber o que é codigo de ativação,pois a prova vai ser realizado em 25 de novembro de 2012

Postado por Ariane Franciele Rosa  em November 24th, 2012

Necessito do comprovante de incrição para realizar a prova,amanhã. Sou finalista na UPF de Paso Fundo,formanda em Direito.

Postado por WOIMER  em November 27th, 2012

Em primeiro lugar, lamento que a pessoa deixou de prestar o ENADE por estar doente, mas pelo amor do Português…Faça um cursinho…porque erros apresentados nos escritos para pessoa graduada..é inacreditável….

Postado por Edilson Fernando Kovaliuk  em November 28th, 2012

Gostaria que o ENADE 2012 também divulgasse como os resultados de cada questão foram obtidos (explicações e memória de cálculo).

Postado por Camilla  em November 30th, 2012

Faltei ao Enade 2012, mesmo sem estar cursando materias, posso fazer estágio, já que a ausencia no Enade me impede de colar grau?

Postado por juarez negreiros dolzane  em February 25th, 2013

preciso saber qual foi a minha nota do enade 2012 eu fiz a prova em manaus a faculdade é martha falcão estou aguardando com urgência
desde já agradeço

Postado por Leonardo de Carvalho Santana  em April 12th, 2013

Se eu fui aprovado. No enade 2012.

Postado por Robson Rodrigues  em August 9th, 2013

Bom dia
Porque tanta dificuldade para poder saber qual a nota do ENADE 2012, qual a necessidade de complivcar é para que nunguem consiga saber qual foi a nota tirada no examame?porque isso?
Criar dificuldade é uma forma de esconder porque?

Deixe seu Comentário: