RSS Feed E-mail Feed

MEC – Ministério da Educação e Cultura





O MEC foi criado em 1930 e foi nomeado pela primeira vez como Ministério da Educação e Segurança Pública, que administrava os assuntos referentes à Saúde, Educação, Esporte e Meio Ambiente, porém a Educação era um assunto que era de responsabilidade do Departamento Nacional de Ensino. Mais tarde em 1932, foi criado o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova visando em uma política educacional que se aprofundasse mais no assunto.

MEC

MEC

Em 1934, o Governo coloca a educação como um direito de todos, sendo fornecida pela família e pelo Governo. Logo em 1953 a Saúde no País se tornou uma entidade de autonomia, ficando assim a educação para se administrada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

No ano de 1962, para auxilio ao cidadão, foi criado o Salário Educação que até nos dias de hoje vem sendo um dos principais fundamentos da educação no Brasil. Em 1972 o ensino brasileiro recebe uma nova LDB (Diretrizes e Bases da Educação), que determina a todos com as idades de 7 a 14 anos devem ter o ensino obrigatório. Hoje com a Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) toda a Educação Básica do País passa a ser financiada por recursos enviados pelo Governo Federal e gerenciada pelo MEC.

Para saber mais sobre o MEC – Ministério da Educação e Cultura, acesse o site do MEC e tire suas dúvidas.


Veja também:

21 Comentários

Postado por Rosangela Maria Volu Chaves  em January 29th, 2011

UMA PASTA DE DOCUMENTOS FOI ROUBADA, DENTRO DA MINHA CASA. DOCUMENTOS SUPER IMPORTANTE. AIGUM TEMPO DEPOIS, O JUIZ PEDRO ELIAS SADER NETO ESCREVEU NUMA SENTENÇA, QUE TENHO BAIXA ESCOLARIDADE. E NÃO SEI COMO TIRAR UMA CÓPIA. ME FORMEI EM 1973, NO ” PLÍNIO LEITE ” EM NITERÓI, R.J.

Postado por Edna  em January 31st, 2011

Moro no Japão,tenho uma filha de 17 anos, que cursa o segundo ano do segundo grau e pretende cursar a universidade na Inglaterra. Ela nasceu no Japão e sempre frequentou escola japonesa, mas tem nacionalidade brasileira.
Gostaria de saber da possibilidade de receber uma bolsa de estudo….
Agradeço desde já se houver retorno desta mensagem.
Edna

Postado por Mauricio Marcos de Paiva  em March 3rd, 2011

Soliciito de vsa excelência um número de telefone para que possamos manter contato com esse ministério; haja vista foram enviados alguns documentos de dois alunos que já encontram-se estudando em nosso país vizinho, a “Bolívia” e não receberam tais documentos até a data de hoje.
Nome dos alunos:
Eleandro Vittorazzi Ferreira e,
Rafael Antonio Pagani Vieira.
Documentos esses encaminhados ao MEC através da agência dos correios da cidade de Cerejeiras, Estado de Rondônia isso no início do mês de fevereiro.
Informo ainda que tal documentação é de suma importância para a regularização desses alunos junto à universidades na Bolívia.
Grato de vossa atenção,
ASS. Maurício.

Postado por edvaldo mota de queiroz  em April 3rd, 2011

trabalho com fabricaçao e reformas de cadeiras escolar e univestarias e pretendo obeter imformaçao como eu faso para reformar as cadeiras do oeste baiano que pertese au mec tenho visitado os colejos e estao em pesma qualidade tem alguma salas que os alunos estao sentando em pedaço de tabuas suja de cimento de costruçao.em luiz eduardo magaalaes baiha se for nesesario emviarei as fotos . proqurei a cecretariade educaçao a imformaro que a verba ja tinha se esgotadoe muito feio a situaçao dos colejio munisipal

Postado por edvaldo mota de queiroz  em April 3rd, 2011

telefon de contato 77 9942 85 68 77 9123 6337 fala com edvaldo

Postado por Eudes Bertony Vieira  em May 25th, 2011

A uva localizada na paraíba no município de Patos no prédio da fip, ela é aceita e conhecida pelo mec?
Por favor, mande a resposta para mim, estou precisando dessa resposta, obrigado.

Postado por marta barbosa  em June 14th, 2011

gostaria de obter um telefone de contato para alguns exclarecimentos morro na bahia.quero tirar duvidas em relaçao a alguns cursos saber se sao validos msm nao sendo obrigatoriamente reconhecidos pelo mec.e tambem de saber oidentificar quando sao.obrigada aguardo…

Postado por ANA REGINA  em August 22nd, 2011

boa tarde.

em nosso escritorio de contabilidade possuimos uma empresa juridica cuja atividade é de parque de diversos, produção de espetaculos de circo, marionetes e similares e gostariamos de saber se existe incentivos ou verbas para esta atividade e qual o procedimento para cadastro.

atenciosamente.

Ana Regina
67-3421-5958

Postado por João Bosco  em October 5th, 2011

Como faço para reclamar os meu direitos de cidadão brasileiro.
A Faculdade Anhembi-Morumbi não quer rematricular minha filha neste último semestre de Faculdade, isto é, só falta este semestre para a sua formatura.Alegam que o último dia para a rematricula era dia 30.09.2011, mas ninguém recebeu correspondência por escrito a respeito desta norma.
Minha filha não pode ficar sem estudo conforme a Lei,
grato,

João Bosco

Postado por Hildo Daniel  em October 7th, 2011

DIA DO PROFESSOR 15 / 10

Se parássemos pra pensar
o quanto vale um professor,
nós daríamos bem mais valor

a essa profissão de ensinar.

Pois independente de seu salário
nos ensina com muita dedicação
ajudando toda nossa população
com esse seu trabalho diário.

E não haveria nenhum “doutor”
se no início de sua carreira
não tivesse tido uma “carteira”
e principalmente um professor.

A esse grande profissional
demonstro agora nossa gratidão

reconhecendo que sua profissão
é importante… é fundamental.

Portanto, somos todos gratos
por tudo o que fizeste por nós.
E agora, em uma só voz, diremos:
Professor… Muito Obrigado.

Hildo Daniel – Bauru – SP

Postado por Jorge Lúcio Ferreira  em January 17th, 2012

“GRAÇA E PAZ, SEJAM COM TODOS”

Prezados Senhores, moro em um dos pobres municípios do Est. do Rio de Janeiro. Dias passados foi considrado, em reportagem do jornal O Globo, como o mais miserável. Estou presidente da Associação de Moradores da Praia de Santa Clara, neste município, onde existe uma área de 9.450m2, onde já funciona uma Escola Municipal, 326 alunos. Há tempos, venho empenhando com as autoridades para construir uma creche. A Associação cederia uma área de = ou – 1.000 m2, num contrato de 50 anos ou mais. Conversando com a Secretária de Educação, do município, Srª. Iara Cintia, ela me disse que o Governo Federal, não constroi em terrenos que não pertençam à prefeitura. Gostaria de saber se não teria uma condição especial? Já fizemos um cadastramento de 70 crianças, podendo atingir às 100. Gostaria de uma resposta.
Muito Obrigado.

Postado por Ellen Francisca Silva  em May 30th, 2012

Gostaria de saber se é lícido as Instituições de ensino superior condicionar as avaliações dos alunos à venda de stand em feiras de empreendedorismo e doações de alimentos?Pois se assim não for,gostaria de denunciar essa prática que está sendo utilizada pela UNIÂO DAS FACULDADES ALFREDO NASSER-UNIFAN,da cidade de Aparecida de Goiânia-Goiás;de propriedade do senhor Alcides Ribeiro Filho.

Postado por ANTONIO MARINHO  em November 29th, 2012

gosataria de saber se o ministerio da educação e cultura, MEC tem condiçoes suficiente para mandar transportes escolares digno de transportar alunos. porque na cidade de JACUNDÁ SUL DO PARÁ,existe uma porçao de veiculos velhos com motoristas ate desabilitado,fazendo o transporte de alunos no interior, isto porque os pessimos veiculos pertencem ao vereadores da cidade, sao D 20 chevrolet com mais de 20 anos de uso,trafegando nunca se pode fazer nada porque pertecem aos seguintes vereadores PEDRO EDIVAN BARBALHO, VEREADORA ADELIA, E VEREADORA GEANE DE DEUS, AJUDEM NOS resolver isso com fiscalização ok obrigado

Postado por divino arlindo seixas  em January 21st, 2013

Gostaria de saber se tem curso de graduação em direito no pais a distancia autorizado pelo mec. caso positivo qual a faculdade/universidade e localidade. grato. divino arlindo seixas

Postado por ANGELA MARIA BRITO DE JESUS  em February 17th, 2013

Caros Senhores me chamo Angela Maria Brito de Jesus, moro na cidade de Acajutiba BA; estive muitos anos morando no exterior e precisei transcrever o meu diploma do 2° grau o qual ficou na Italia. Agora preciso deste diploma e nao sei como conseguir uma copia. Alguem pode me informar a quem interpelar?
Muito obrigada

Postado por Sérgio Fernando Goy  em April 25th, 2013

Gostaria de saber do MEC o porquê que até hoje, uma grande cidade como CAMPINAS com muito mais de 1 Milhão e 200 Mil/Habitantes, uma grande Metrópole e Sede de uma RMC – Região Metropolitana de Campinas com quase 3 Milhões/Habitantes não possue uma UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINAS??? CAMPINAS é um grande centro de pesquisas científicas para o País, inclusive terá um centro de pesquisas do pré-sal para o Governo Federal, com instalações da PETROBRÁS em seu Polo de Alta Tenologia (CIATEC-2) brevemente.
É inacreditável e um absurdo mesmo, que uma grande cidade como CAMPINAS, que sempre galgou degraus muito mais elevados na esfera nacional, no que se refere não só ao Ensino Fundamental mas também ao Ensino Superior, o Governo Federal não tenha até hoje instalado aqui uma UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINAS, quando observamos que todas às Capitais Brasileiras e muitas das cidades do interior por este Brasil à fora possuem.
Ciente de que milhares de jovens nas 2 maiores Regiões densamente povoadas de CAMPINAS que são Campo Grande e Ouro Verde, que juntas são muito maiores que centenas de cidades brasileiras, pois já ultrapassam mais de 460 Mil/Habitantes, portanto 1/3 da população desta Metrópole, o Governo Federal deve instalar em CAMPINAS à UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINAS. Como o lema do PT -( Partido dos Trabalhadores ) que é a espinha dorsal do Governo Federal no momento, e sempre foi e vai continuar sendo de ajudar justamente os “que mais precisam”, os “mais necessitados” e que não têm como custear um Ensino Superior Particular, fica aqui minha esperança e de milhares e milhares de jovens que almejam um dia poder cursar um “Ensino Superior de Qualidade” e projetar um futuro melhor para suas famílias.
Grato pela atenção,
Sérgio Fernando Goy – Técnico de Projetos – CAMPINAS.

Postado por Cristina de Souza de Moraes  em May 13th, 2013

Venho por meio desta,agradecer pelo bom atendimento da Direção -Dona APARECIDA, no colégio Estadual José Bonifácio no Fonseca- Niterói, matriculando meu filho sem nenhum empecilho,com clareza,honestidade e com muita educação,em Fevereiro de 2013.Logo depois meu filho arrumou uma briga com a namorada de outro aluno, foi justo a sua transferência para o colégio Estadual Aurelino Leal,no ingá-Niterói,DIREÇÃO-Senhor ANTONIO JORGE,de uma estupenda educação, consideração e respeito com o proximo.Bem meu filho lá brigou novamente,por motivo óbvio teve que ser transferido,fui comunicada do acontecido e entendi plenamente a situação.Fui então procurar outro colégio Pinto Lima centro de Niterói,DIREÇÃO-Senhora Patricia e outra diretora adjunta também tendo boa recepção.Nesse colégio não pode meu filho ficar motivo,menina que ele empurrou estava na mesma sala e mesmo turno,tive que tirá-lo desse colégio para outro que agora neste momento ele está no colégio Estadual Guilherme Briggs na Mário Viana -Santa Rosa.DIREÇÃO -Dona ALCINÉIA,que muito atenciosa,me recebeu muito bem, entendeu minha total aflição e matriculou meu filho mais uma vez.BEM QUERO DIZER SE HOUVESSE NOTA 1000,seria sua nota, como bons DIRETORES e GESTORES,souberam usar suas habilidades e plano de contingências.Fui procurar ajuda no colégio Raul Vidal,que me pediram notas pois não aceitaram a transferência,a secretária pediu que eu voltasse amanhã 10 de maio de 2013 trazendo as notas era necessária para ver se teria a suposta vaga no projeto autonomia sexto ano,não houve um pouquinho de interesse em verificar toda a documentação que Lástima!Cadê o diretor? Nisso fui rodar outro colégio Machado de Assis no Fonseca,fui atendida pela diretora.Só rindo essa me deixou falando sozinha desistir,partir para o colégio Hilário Ribeiro na Alameda são Boa ventura,Fonseca,dai um rapaz me atendeu dizendo que não havia vaga no projeto autonomia sexto ano em nenhum horário,expliquei minha situação,que gostaria de falar com a diretora,porque era pedido do juizado de menores pedindo que matriculasse o menor,mas nada aconteceu,a DIRETORA foi logo me dizendo que não havia vaga,Gente,a diretora fez uma péssima abordagem,até pensei que estava me direcionando a uma funcionária sem poderes de resolver qualquer problemas ,mas era a Diretora do local.Então um DIRETOR chamado Antônio Jorge que me ajudou.Grata aos DIRETORES,DONA APARECIDA COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ BONIFÁCIO,SENHOR ANTÔNIO JORGE DO COLÉGIO AURELINO LEAL,PATRÍCIA DO COLÉGIO PINTO LIMA E ATUALMENTE DONA ALCINÉIA DO COLÉGIO GUILHERME BRIGGS QUE HOJE 13 DE MAIO 2013 MATRICULADO.PARABÉNS À TODOS OS DIRETORES QUE ME TRATARAM BEM E PARA OS QUE FORAM INFELIZES EM SUA ORGANIZAÇÃO…Hoje 13 de Maio de 2013.Cristina de Souza.

Postado por Adriana Sayuri Campoi  em June 8th, 2013

Gostaria de saber quais os requisitos necessário para criação do curso técnico em dança. Grata pela atenção. Aguardo resposta.

Postado por regina celia galdino do nascimento  em October 25th, 2013

FIZ UM CURSO ON LINE, DE CUIDADOR DE IDOSOS,ONDE FUI APROVADA COM 90 POR CENTO.
GOSTARIA DE SABER, SE O PRIME CURSOS TEM A APROVAÇÃO DO MINISTERIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA.
GRATA PELA ATENÇÃO.

Deixe seu Comentário: